ETE


SEMINÁRIO CONCÓRDIA


Educação Teológica por Extensão


Definição

A Educação Teológica por Extensão (ETE) baseia-se no princípio de que a pessoa pode aprofundar seus conhecimentos teológicos estudando ali onde se encontra, mediante orientação adequada. Para tanto são utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que levam o aluno a uma formação específica na qual, em vez do aluno ir à escola, a escola vai até o aluno. A pessoa ingressa num programa formal de educação, onde ela, respeitando suas próprias possibilidades de tempo e as do grupo, vai completando sua formação.

Objetivos

Os objetivos gerais do Programa da ETE são:
  • Aprimorar o conhecimento teológico das pessoas que o desejam, a fim de que sejam cristãos melhor aparelhados para o seu agir no mundo;
  • Formar líderes auxiliares do ministério pastoral nas áreas de educação cristã e evangelismo conforme definidos no Regimento Interno da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Teoria e Prática

A ETE tem como pressuposto que a teoria e prática devem andar juntas. Neste sentido, os alunos poderão aplicar constantemente em sua própria congregação os conhecimentos adquiridos. O apoio e a colaboração de todas as congregações e pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil são muito importantes para que o programa alcance os objetivos a que se propõe.

Pré-Requisitos

O programa da ETE é oferecido em dois níveis: básico e avançado. O pré-requisito para candidatos ao programa básico é a conclusão dos estudos de ensino fundamental ou estar atuando na área de educação cristã ou evangelização na sua congregação. O aluno deverá primeiramente cursar o nível básico, para então, se assim o desejar, ingressar no nível avançado, no qual deverá optar entre uma das ênfases oferecidas: Bíblia ou Doutrina.

Alunos

O programa foi preparado visando alunos membros de congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). No entanto, candidatos não filiados a esta denominação cristã poderão participar do programa, segundo critérios e possibilidades da congregação da IELB local. Fora do Brasil, o Seminário Concórdia coordena trabalho similar em Angola e bem assim o trabalho em Moçambique é efetuado com material produzido pela ETE.

Estudos

O aluno que matricular-se no programa da ETE deverá estudar por conta própria os conteúdos das diferentes disciplinas do curso nas quais está matriculado. Além disso, ele terá encontros regulares com um pastor da IELB, credenciado pela Escola, com o objetivo de dirimir dúvidas e debater os conteúdos estudados. Estes encontros poderão ser semanais, quinzenais, mensais ou períodos intensivos, de acordo com as disponibilidades locais. As tarefas de estudo serão prescritas pela Escola, a qual também irá determinar os critérios de avaliação para cada disciplina.

Locais para a realização do curso

Todas as congregações da IELB poderão oferecer o curso da ETE. O pastor da congregação que estiver interessada em administrar o curso da ETE entra em contato com o Coordenador Nacional da ETE, o professor responsável do Seminário Concórdia, e solicita a sua inscrição no programa. O pastor desta congregação será o monitor da ETE, mas pode desenvolver o trabalho com o distrito, solicitando ajuda dos colegas pastores.

Custos

Os custos do programa da ETE restringem-se ao valor para cada crédito das disciplinas em que o aluno estiver matriculado e à aquisição de livros necessários para leituras durante os estudos.

Créditos

Os cursos da ETE funcionam pelo sistema de créditos. Cada crédito corresponde a 18 horas-aula. Ao todo são 33 créditos no nível básico, 21 créditos no nível avançado com ênfase em Bíblia e 21 créditos no nível avançado com ênfase em Doutrina, distribuídos em seis módulos.

Duração

O curso básico poderá ser completado em três anos caso o aluno ou grupo de alunos possa concluir um módulo a cada semestre. Para os níveis avançados preveem-se a duração de um ano para a ênfase em Bíblia e um ano para a ênfase em Doutrina. O tempo de duração irá variar de acordo com a disponibilidade de tempo que cada aluno ou o grupo irá reservar para seus estudos.

Estágio supervisionado

O estágio supervisionado é realizado junto a congregações ou instituições da igreja à qual o aluno está filiado e supervisionado pelo pastor local.

Sistema de avaliação

A avaliação dos alunos obedecerá a uma escala de notas que vai de 0 (zero) a 10 (dez). A nota mínima para aprovação é 6,0.
______________________________________________________________________

Informação para DIVASI por parte do Pastor Breno Thomé:
Recomendações que devem ser repassadas a cada um que se inscreve (p/que os alunos já possam ir se preparando):

1. Leitura completa (Gn a Ap) da Bíblia (pref. leit. diária): faça-a com atenção/meditação e, se quiser anote em caderno o que considera importante. Nas págs. iniciais marque o nome de cada livro e o nº dos caps. que leu.

Adquira os livros: 
  • Histórias Bíblicas, Otto A. Goerl - Ed. Concórdia (p/ Hist. Bíbl. AT e NT)
  • A Estratégia do Evangelismo, Charles S. Mueller - Ed. Concórdia (p/Testem. Cristão).
Reforço o aviso: os alunos façam o qt. antes a inscrição; enviem ao Seminário o recibo do depósito da oferta (fax/scanner) e solicitem o material por via eletrônica. Imprimam as apostilas.

http://www.seminarioconcordia.com.br/seminario/